O “Encontro de Teorias e Práticas em
Educação Infantil” é um espaço para discussões e articulações
entre os estudos teóricos e as práticas nas
creches e pré-escolas. Estamos na quarta edição. Em breve síntese,
apontamos que o primeiro encontro, ocorrido em 2013, teve como tema central
“Infância, Espaço e Arte”, contando com a presença de especialistas do campo,
como a Professora Lucia Lombardi (UFSCar, Sorocaba) e o Professor Jader Janer
Moreira Lopes (UFF/UFJF), além de atividades práticas. Já em 2014, o foco foram
as “Teorias e Práticas em Educação Infantil”, onde a Pró-Reitora de Graduação
da UFSCar, Profa. Dra. Claudia Raimundo Reyes, proferiu a palestra “Educação infantil: letramento e alfabetização”. Em 2015, a temática
do Encontro de “Culturas Infantis e Culturas da Infância”, com palestra
proferida pela Profa. Dra. Patrícia Prado (USP) seguida de debates e mais doze
oficinas tratando das práticas com crianças.
Em 2014, iniciamos o Seminário de
Encerramento do Curso de Especialização Docência em Educação Infantil, que
também ocorrerá no próximo dia 27 de agosto de 2016, junto ao Encontro de
Teorias e Práticas. Pela primeira vez, o evento será realizado na UFSCar campus Sorocaba,
reunindo as três turmas do curso, ingressantes em 2014 (duas de
Sorocaba e uma de São Carlos). Em atenção ao cenário político atual e
às questões urgentes na Educação Infantil, o Encontro e o Seminário terão como
tema geral “Entre Práticas e Políticas:
onde estão as crianças?”, contando, no período da manhã, com exposição e
debate do tema “Infância, gênero e as
políticas atuais”, com participação das professoras Andrea Braga Moruzzi
(UFSCar), Fernanda Roveri (Prefeitura de Campinas) e Ligia Maria
Motta Lima Leão de Aquino (UERJ). À tarde, haverá exposição e
apresentação dos pôsteres originados das pesquisas desenvolvidas no curso e
continuidade das reflexões e experiências com a realização de 11
oficinas conduzidas por docentes experientes abordando questões pertinentes ao
campo da infância e da Educação Infantil.
Ressaltamos que
nosso IV Seminário de Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil,
versão 2016, reforça pareceria interdepartamental na UFSCar, sendo coletiva entre
São Carlos e Sorocaba, via Departamento de Educação e Ciências Humanas
(DECH/DGHT- Sorocaba) e Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
(DTPP/CECH- São Carlos).