Oficinas

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OFICINA 1 

Brincar na e com a natureza como um direito da criança na Educação Infantil?
Número de vagas: 20

Link para inscrição:  https://goo.gl/forms/QVyBilklGbnuQyaj2

A oficina tem como objetivo central apresentar o brincar na e com natureza como um direito da criança pequena garantido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), bem como propiciar aos professores participantes espaço para vivência lúdica com elementos da natureza. Para tanto, a oficina contará com: aula expositiva-dialogada, tendo como foco a discussão proposta, experiência brincante com elementos da natureza e roda de conversa final. Nesse sentido, primeiramente, será levantado os conhecimentos prévios dos profissionais envolvidos na oficina sobre a temática, para, posteriormente, ser apresentado a eles a perspectiva do direito da criança em interagir com o ambiente natural de maneira lúdica e sustentável na Educação Infantil. Elementos da natureza, tais como argila, sementes, gravetos, folhas, dentre outros, serão fornecidos aos participantes para a realização da vivência lúdica. Uma roda de conversa, como momento final, será proposta para relato da experiência da atividade prática proposta. Espera-se contribuir para a formação dos professores participantes, de modo que os mesmos possam refletir sobre a organização do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas, garantindo às crianças múltiplas experiências ambientais.


OFICINA 2 

ARTE DE RESPIRAR, SENTIR, EXPERIENCIAR E REVELAR
NÚMERO DE VAGAS: 20

Ter a arte como elemento que fundamenta as práticas cotidianas na Educação Infantil significa considerar as diferentes manifestações linguageiras das crianças, que assim como os artistas “convidam a reorganizar o mundo e experimentá-lo em outras versões” (GOBBI, 2010, s/p). Esta oficina tem como propósito discutir qual o lugar da Arte na escola da infância, tentando criar um espaço reflexivo que contribua para formação profissional do docente que atua neste campo. Apresenta, inicialmente, algumas possibilidades de experimentação, criação e vivência artística na Educação Infantil, em seguida convida os participantes a uma reflexão acerca da complexidade, das possibilidades e desafios do trabalho com as linguagens da arte nessa etapa educacional

OFICINA 3   VAGAS ESGOTADAS! 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PEDAGOGIA WALDORF
Número de vagas: 20

A contação de história é uma atividade diária e indispensável dentro das Escolas Waldorf. Há uma preparação do espaço e ritual para que as crianças apreciem esse momento da melhor maneira possível. Na Pedagogia Waldorf, os professores não leem os contos, eles narram as histórias, dando ênfase a cada personagem, formando assim, imagens na mente de quem está ouvindo. Quando possibilitamos que as crianças criem suas próprias imagens, enquanto ouvem as histórias, proporcionamos a elas um universo imaginativo muito rico e poético, sobretudo, um grande suporte para criações. As histórias, na grande maioria, possuem uma mensagem e dependendo da proposta, pode ser também curativa e uma grande ferramenta para amenizar dificuldade em sala de aula. O objetivo dessa oficina é apresentar aos participantes, como de fato preparamos as histórias, como as escolhemos, mediante as épocas do ano e a faixa etária, seu papel na formação e desenvolvimento da criança. Para finalizar faremos uma vivência especial para registrar esse momento.

OFICINA 4 

Composição de lugares: transver as materialidades na escola da infância
Número de vagas: 10
Link para inscrição : https://goo.gl/forms/nDlk4NeW5opXkJG72

A oficina pretende promover uma reflexão sobre papel do/a professor/a na composição de lugares, na escola da infância, por meio de vivências utilizando diversas materialidades. Os/as participantes receberão propostas de composição de lugares que serão executadas e analisadas coletivamente.


OFICINA 5 
As especificidades da educação das crianças pequenas
Número de Vagas: 20 vagas
Link para inscrição : https://goo.gl/forms/wbeL6PGzLdAY2aNr1

A oficina tem como objetivo uma reflexão sobre o papel da gestão no processo de formação continuada das/os docentes da educação infantil, apresentando as especificidades das relações entre as crianças pequenas e as professoras/es; a produção das culturas infantis nos espaços e tempos da creche e pré-escola e a construção de uma pedagogia da educação infantil emancipatória. 

OFICINA 6 

Sustentabilidade e Educação Infantil
Número de vagas: 20
Link para inscrição:  https://goo.gl/forms/e0PxtqMD89OALveQ2

A Oficina com Melissa Branco, designer sustentável e arte educadora ambiental da companhia artística Semeando Encanto, visa multiplicar ações de educação ambiental , arte e educação e permacultura de maneira lúdica e  interativa a serem vivenciadas no cotidiano dos espaços de Educação Infantil. Buscar dialogar sobre o repertório de atuação dos educadores e possibilitar um planejamento de atividades para um território sustentável.
OFICINA 7 

EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PROFESSOR DA PRIMEIRA INFÂNCIA E LUTA POR RECONHECIMENTO
Número de vagas: 20
Link para inscriçãohttps://goo.gl/forms/9RaPCgDddXO0Cx1T2

Considerando que os participantes são concluintes do Curso de Especialização “Educação Infantil”, neste encontro pretendo partir de suas experiências e impressões para discutir a política de formação docente e a especificidade da educação infantil com o objetivo de refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores desta etapa da educação básica. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na educação superior, e nas organizações em geral, tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância.
A pergunta é se, realmente, a educação superior pode contribuir para melhorar a educação infantil no sentido de garantir suas especificidades e assim fomentar o reconhecimento social do docente. Constituir espaço crítico e reflexivo sobre a educação infantil no contexto da educação superior pode estimular a conscientização e emancipação, imprescindíveis para a luta pelo reconhecimento social do professor da primeira infância. 
OFICINA 8 

OFICINA: IMAGENS OUTRAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
 Número de vagas: 20
  
O que podem as imagens registradas no cotidiano escolar? Como pensar a infância, as crianças, a educação infantil e a diversidade a partir delas? Emergindo de tais questionamentos, a presente oficina buscará pensar a infância, as crianças e a educação por meio das fotografias registradas por crianças, dialogando com as imagens produzidas pelos educadores participantes da oficina, considerando-as enquanto potência, criação, disparadoras de reflexões e produtoras de sentidos. Buscaremos deflagrar olhares, (des) velar pela infância, dialogar e pensar concepções, práticas e relações de ensino estabelecidas no/do/com o cotidiano escolar da primeira infância.
Obs: os participantes deverão trazer máquina digital ou celular para a produção de imagens.
OFICINA 9 

Dança na Educação Infantil
Número de vagas: 20

Esta oficina se propõe a apresentar algumas possibilidades de trabalho com a linguagem da dança na Educação Infantil. A dança que defendemos é baseada em processos de improvisação e apreciação, nos quais as crianças são convidadas a explorar movimentos e ações corporais diversas, criar, se expressar e construir ricas e significativas formas de dançar.Serão propostas as seguintes atividades aos participantes: vivências corporais; experiências com dança, incluindo a experimentação de diferentes elementos como peso, fluência, tempo e espaço; apreciação estética; relato de propostas com dança em escolas da formadora. As atividades práticas serão intercaladas com momentos de discussão, levando para o debate à reflexão sobre a perspectiva teórica de Educação e Arte que embasa este trabalho. A principal referência teórica e prática é o trabalho da autora e pesquisadora brasileira Isabel A. Marques.

OFICINA 10 
O afro na Educação Infantil Brasileira 
Numero de vagas: 20 vagas 
 Link para Inscrição  https://goo.gl/forms/BxsPGIfaaoQy12O63

A educação para relações étnico-raciais positivas está além da superficial abordagem de aulas isoladas sobre feijoada, samba e capoeira, bem como da celebração de questões étnicas em datas oficiais. É na Ed Infantil,  primeiro espaço de formação social intitucionalizado de nossa sociedade, que devem adentrar as primeiras reflexões críticas sobre esta temática. O que falar? Que história contar? Que caminho percorrer? Esta oficina aborda alguns elementos da educação de tradição africana e sua relação com a organização da Ed Infantil. Reflexões teóricas e abordagens de práticas pedagógicas fundamentarão a nossa metodologia. Tragam suas experiências. 

OFICINA 11 VAGAS ESGOTADAS!

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: REVELANDO AS POÉTICAS DA INFÂNCIA 
Numero de Vagas: 20 
Link para Inscrição : https://goo.gl/forms/WxRNAdrPrgym1NXz2


Qual o papel do registro na prática do professor de Educação Infantil? Qual a diferença entre registrar e documentar? O que significa documentação pedagógica? Neste encontro será abordado o conceito de documentação pedagógica, elemento fundamental na prática educativa com bebês e crianças pequenas. Além do embasamento teórico serão apresentadas possibilidades de registros e vivência prática por meio de fotografia.  Necessário levar recursos para registro fotográfico (celular ou máquina fotográfica e cabo para transferência de imagem).

OFICINA 12

 AS MESAS DE ÉPOCA WALDORF E AS RODAS RÍTMICAS
numero de vagas: 20 vagas

As mesas de época ou cantinhos de época Waldorf representam no ambiente interior o que acontece na natureza, na vida humana e plano espiritual: nela vemos as manifestações das estações do ano, sua relação com homem, o céu e a terra. Por meio dela a criança espelha sua humanidade. Os elementos presentes são também um referencial rítmico para a passagem do tempo, a permanência e a transitoriedade, que permitem à criança vivenciar concretamente os ciclos.
Juntamente com as mesas de época trabalhamos as rodas rítmicas musicais, que também se modificam de acordo com as épocas do ano e tem como objetivo harmonizar as crianças e dispô-las para a brincadeira e aprendizagem.

Esta oficina tem como objetivo demonstrar a vivência do ritmo na Pedagogia Waldorf por meio destes elementos, bem como demonstrar a possibilidade de utilizá-los no dia a dia do ensino regular tradicional.

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